Cada vez mais "cavalo do povo", Journalism conquista o Haskell Stakes (G1)
Potro norte-americano obteve sua terceira vitória de G1.

Journalism brilhou em Monmouth Park.
Imagem: Bill Denver/EQUI-PHOTO
Não abdicando de um páreo sequer, na rota das principais corridas reservadas aos potros de 3 anos, nos Estados Unidos, Journalism segue sendo alçado, em margem progressiva, à condição de "cavalo do povo", nos dias atuais. Ainda que haja críticas ao rigoroso roteiro ao qual sua campanha resta submetida, fato é que o castanho, justamente por enfrentar seguidos desafios, sem vacilar, conquista, cada vez mais, a simpatia do turfista norte-americano.
No último sábado, o corredor venceu o Haskell Stakes (G1), em 1.800m na raia de areia de Monmouth Park, com US$ 1 milhão de dotação. Mais uma vez, com grandes requintes de emoção.
Conduzido por Umberto Rispoli, Journalism voltou a alcançar seus oponentes, nos lances decisivos do páreo. No disco, sacou 1/2 corpo sobre Gosger, finalizando Goal Oriented, bastante próximo, na terceira posição.
Filho de Curlin e Mopotism (Uncle Mo), de criação de Don Alberto Corporation e propriedade deste em sociedade com outras partes, Journalism recebe o treinamento de Michael McCarthy e chegou à marca de 6 primeiros lugares em 9 corridas. Na mais alta graduação dos páreos, já havia conquistado os Preakness Stakes (G1) e Santa Anita Derby (G1).
Não há dúvidas que, quando a discussão versa sobre quem é o melhor "3 anos" dos Estados Unidos, na atualidade, Sovereignity, que bateu Journalism no Kentucky Derby (G1) e no Belmont Stakes (G1), tende a ser o nome de escolha, da maior parte do público. O fato, contudo, de haver conservadorismo muito maior, em relação ao tracejado da campanha de Sovereignity - cuja equipe abdicou, inclusive, da conquista da tríplice coroa, ao "pular" a disputa do Preakness - acaba por tornar a saga de Journalism (já atuou em 7 hipódromos diferentes, em ambas as costas do país) mais interessante, para os aficionados de plantão.
Sovereignty, aliás, voltará a competir por ocasião do próximo domingo, no Jim Dandy Stakes (G2), em Saratoga.
Mais notícias

Nota de falecimento: José Cid Campêlo
José Cid Campêlo. Imagem: Gazeta do Povo Faleceu nesta sexta-feira (4), em Curitiba, o criador, proprietário e ex-vice-presidente do Jockey Club do Paraná, José Cid Campêlo. Turfista de longa data, dedicou-se às corridas e aos cavalos, sobretudo, por meio do Haras Centenário, que, durante sua existência, localizava-se no município de Piraquara, no Paraná. Dentre os animais criados por Campelo, esteve... [continua ]