22 jul 2025 | 18:48:02

Cada vez mais "cavalo do povo", Journalism conquista o Haskell Stakes (G1)

Potro norte-americano obteve sua terceira vitória de G1.


Journalism brilhou em Monmouth Park.

Imagem: Bill Denver/EQUI-PHOTO

Não abdicando de um páreo sequer, na rota das principais corridas reservadas aos potros de 3 anos, nos Estados Unidos, Journalism segue sendo alçado, em margem progressiva, à condição de "cavalo do povo", nos dias atuais. Ainda que haja críticas ao rigoroso roteiro ao qual sua campanha resta submetida, fato é que o castanho, justamente por enfrentar seguidos desafios, sem vacilar, conquista, cada vez mais, a simpatia do turfista norte-americano.

No último sábado, o corredor venceu o Haskell Stakes (G1), em 1.800m na raia de areia de Monmouth Park, com US$ 1 milhão de dotação. Mais uma vez, com grandes requintes de emoção.

Conduzido por Umberto Rispoli, Journalism voltou a alcançar seus oponentes, nos lances decisivos do páreo. No disco, sacou 1/2 corpo sobre Gosger, finalizando Goal Oriented, bastante próximo, na terceira posição.

Filho de Curlin e Mopotism (Uncle Mo), de criação de Don Alberto Corporation e propriedade deste em sociedade com outras partes, Journalism recebe o treinamento de Michael McCarthy e chegou à marca de 6 primeiros lugares em 9 corridas. Na mais alta graduação dos páreos, já havia conquistado os Preakness Stakes (G1) e Santa Anita Derby (G1).

Não há dúvidas que, quando a discussão versa sobre quem é o melhor "3 anos" dos Estados Unidos, na atualidade, Sovereignity, que bateu Journalism no Kentucky Derby (G1) e no Belmont Stakes (G1), tende a ser o nome de escolha, da maior parte do público. O fato, contudo, de haver conservadorismo muito maior, em relação ao tracejado da campanha de Sovereignity - cuja equipe abdicou, inclusive, da conquista da tríplice coroa, ao "pular" a disputa do Preakness - acaba por tornar a saga de Journalism (já atuou em 7 hipódromos diferentes, em ambas as costas do país) mais interessante, para os aficionados de plantão.

Sovereignty, aliás, voltará a competir por ocasião do próximo domingo, no Jim Dandy Stakes (G2), em Saratoga.

Mais notícias

Rompicapo vence a primeira nos Estados Unidos

Crioulo do Haras Santarém conquistou maiden claiming em Ellis Park.

Japão: com genética do Mondesir, Danon Fantasy vence G1

Filha de Deep Impact desponta como líder em Hanshin. Na linha baixa, éguas criadas, no Brasil, pela Família Peixoto de Castro.

GP São Paulo 2017: English Major deverá correr a "Milha Internacional"

Defensor de Black Opal Stud tem inscrição planejada para o GP Presidente da República (gr.II)