22 mar 2017 | 16:05:37

Criação: anúncios de California Chrome no Chile e Mastery na Clairborne movimentam o mercado

Dupla recentemente aposentada é aguardada com boas expectativas nos centros criatórios


California Chrome servirá no Sumaya Stud, no Chile

Imagem: Taylor Made

Nos últimos dias, dois brilhantes corredores do turfe norte-americanos tiveram divulgadas informações sobre os seus respectivos destinos na reprodução. Enquanto California Chrome causou furor nos turfistas sulamericanos após o anúncio de sua ida ao Chile nas próximas 3 temporadas de monta do hemisfério sul, Mastery (cuja campanha ainda sequer fora encerrada, em definitivo) foi anunciado como o novo garanhão da Clairborne Farm.

Conforme publicado Eric Mitchell na Blood Horse - e também anunciado no site oficial do Jockey Club Brasileiro, por Fernando Lopes e Sylvio Rondinelli -, California Chrome cobrirá no Sumaya Stud, em solo chileno. A negociação junto à Taylor Made Farm trará o bicampeão do Eclipse Award de "Cavalo do Ano" nos Estados Unidos por 3 temporadas (2017, 2018 e 2019), sendo que atualmente o alazão cumpre a sua primeira estação de monta, no Kentucky, com serviços cotados a US$ 40 mil.

Nascido em 2011, California Chrome (filho de Lucky Pulpit e Love The Chase, por Not For Love) conquistou os Kentucky Derby (gr.I) e Preakness Stakes (gr.I), tendo lhe faltado apenas o Belmont Stakes (gr.I), em que finalizara no quarto posto, para o triunfo na tríplice coroa em 2014. Ao final da temporada, ele fora agraciado com o seu primeiro troféu de "Horse of The Year", além de melhor potro de 3 anos. Depois de uma temporada de 4 anos algo apagada, "Chrome", aos 5, voltaria às manchetes ao vencer a Dubai World Cup (gr.I), os Pacific Classic (gr.I) e Awesome Again Stakes (gr.I), além de ter escoltado Arrogate na Breeders' Cup Classic (gr.I) - sendo que a derrota não lhe impedira de voltar a ser eleito "Cavalo do Ano" nos Estados Unidos. Sua derradeira atuação coincidiu com sua nona colocação na Pegasus World Cup (gr.I), do último dia 28 de janeiro. Ao todo, o corredor foi à pista para obter 16 vitórias em 27 corridas e mais de US$ 14,7 milhões em prêmios. 

Já Mastery (por Candy Ride e Steady Course, por Old Trieste) apresentava-se como um dos principais - se não o principal - candidatos ao Kentucky Derby (gr.I) do próximo mês de abril. Após sua vitória no San Felipe Stakes (gr.II) do último dia 11 de março, todavia, o castanho foi diagnosticado com uma fratura na paleta do seu anterior esquerdo, e que muito embora tenha sido combatida com uma bem sucedida cirurgia, colocou em xeque a continuidade da campanha do animal. 

Ainda que a aposentadoria do corredor não tenha sido decidida pelos titulares de Cheyenne Stables, o Thoroughbred Daily News divulgou a informação, nessa terça-feira (21), de que Mastery será servirá na Clairborne Farm, no Kentucky, após o encerramento de sua campanha. De acordo com declaração do treinador do animal, Bob Baffert, à reportagem do TDN, o staff de Mastery somente deverá se pronunciar acerca da continuidade de sua campanha em cerca de 90 dias. 

Invicto em 4 corridas, Mastery também vencera, além de uma eliminatória na estreia, o Los Alamitos Futurity Stakes (gr.I) e o Bob Hope Stakes (gr.III), aos 2 anos. 

Mais notícias

Knicks Go é o cavalo do ano nos Estados Unidos

Tordilho recém incorporado à reprodução foi a grande estrela da 51ª edição do Eclipse Awards.

Negociada, Na Balada seguirá para os Estados Unidos

Um dos destaques femininos da geração 2015, em Cidade Jardim, filha de Forestry foi adquirida por proprietários norte-americanos.

Exposição sobre Jockey Club de São Paulo ganha reportagem na Globo

Programada até o próximo mês de junho, exposição “Jockey Club Patrimônio Cultural da Cidade de São Paulo”, que contempla, ainda, visita guiada por Cidade Jardim, ganhou reportagem exibida na primeira edição do programa “SPTV”, da Rede Globo de Televisão