20 set 2018 | 09:15:07

Europa: a sucessão do trono entre os fundistas da Coolmore

Enquanto a corporação irlandesa anunciou o encerramento da campanha de Order of St. George, Kew Gardens brilhou no St. Leger Stakes (gr.I).


Kew Gardens vence o St. Leger: um substituto para Order of St. George.

Imagem: Telegraph.co.uk

Nas últimas décadas, a Coolmore colecionou vitórias nas mais importantes provas do turfe internacional, em diferentes pistas e distâncias. Foi – e ainda é – nos percursos de fundo, porém, que os corredores da corporação irlandesa construíram um padrão quase que hegemônico. Os acontecimentos da última semana fizeram-se prova viva dessa afirmação.

Na terça-feira, foi anunciado o encerramento da campanha de Order of St. George, 6 anos, filho de Galileo e Another Storm (Gone West), o mais notável fundista visto nas cocheiras de Aidan O’Brien nas últimas temporadas. Dono de 13 vitórias em 25 saídas, servirá na sessão de garanhões de corridas com obstáculos da corporação – a National Hunt Stallion Station.

Além de ter vencido o Irish St. Leger Stakes (gr.I) por duas vezes, Order of St. George conquistou a Ascot Gold Cup (gr.I). Finalizou, ainda, no terceiro posto do Prix l’Arc de Triomphe (gr.I), vencido pela companheira de farda, Found, em 2016.

Confirmada a aposentadoria de Order of St. George, o trono de principal fundista da coudelaria não tardou a ser ocupado por outro animal. Kew Gardens, filho de Galileo e Chelsea Rose (Desert King), criado no Barronstow Stud (Irlanda), conquistou, na Grã-Bretanha, o St. Leger Stakes (gr.I), uma das mais tradicionais provas de longas distâncias, do turfe internacional. Produtos de 3 anos protagonizaram a sua disputa, no sábado, ao longo de 2.800m (aprox.) na pista de grama de Doncaster. 

Conduzido por Ryan Moore, o pensionista de Aiden O’Brien derrotou Lah Ti Dar (Dubawi) por 2 corpos e ¼. Em terceiro finalizou Southern France (Galileo).

Ganhador do Grand Prix de Paris (gr.I) – e agora cotado à disputa do Prix l’Arc de Triomphe (gr.I), em outubro – Kew Gardens obteve a quinta vitória em 12 saídas. Tempo de 3:03.34. Replay aqui.

Mais notícias

Laurent desbanca os mais velhos na Prova Especial Roi Normand

Alazão do Haras Figueira do Lago permanece invicto na raia de areia.

Rainha da velocidade, In Essence é bicampeã do GP Major Suckow (G1)

Defensora do Haras Santa Maria de Araras crava seu nome em meio aos melhores velocistas da história do turfe brasileiro.

Hevea não escolhe distância e vence o GP Presidente Teixeira de Assumpção Netto (G3)

Em excelente forma atlética, defensora de Telmo Nunes Estrella conquistou seu batismo clássico.