He Runs Away é eleito "cavalo do ano" na Argentina; Francisco Leandro é o melhor jóquei
Crioulo da sessão portenha do Haras Santa Maria de Araras foi o mais votado na categoria principal do Distinciones Carlos Pellegrini; Leandro e outros brasileiros também brilharam na premiação
Premiação que elege, ano a ano, os melhores nomes do turfe argentino, o Distinciones Carlos Pellegrini foi realizado na noite da última terça-feira (18), em Buenos Aires. E no principal prêmio do evento - referente ao troféu de "cavalo do ano" - brilhou o nome de He Runs Away, um crioulo da sessão local do Haras Santa Maria de Araras que venceu, em novembro do ano passado, o derby do Gran Premio Nacional (gr.I).
Filho de Heliostatic e Heaven To Sally (Honor And Glory), He Runs Away suplantou, na referida premiação, dentre outros nomes ao de Sixties Song (Sixties Icon), que lhe derrotara no Gran Premio Carlos Pellegrini (gr.I) - páreo em que He Runs Away terminou na quarta colocação. Sixties Song (que na sequência viria a vencer, também, o GP Longines Latinoamericano (gr.I) no Chile), todavia, não passou em branco na premiação: fora ele o mais votado na categoria de "melhor fundista".
Os dois animais estiveram atrelados, ainda, a outros três troféus. He Runs Away também levantou a honraria de "melhor potro de 3 anos", enquanto que Sixties Song teve sua mãe, Blissfull Song (Unbridled's Song), condecorada como "melhor reprodutora", e sua dona, a Caballeriza Sta. Elena, vencedora na categoria de "proprietário".
O turfe brasileiro, por sua vez, também marcou presença na festa de gala promovida em San Isidro. Após dois anos consecutivos com Altair Domingos sendo eleito o "jóquei do ano" no país, desta feita fora Francisco Leandro quem levara o troféu para casa. Ganhador da estatística em 2016, o bridão também vencera provas importantes, a exemplo do Gran Premio Selecion (gr.I), com Blue Prize. Essa foi a primeira vez que Leandro recebeu o aludido troféu desde a sua transferência para o turfe argentino, há 4 anos.
Outros nomes brasileiros relacionados a ganhadores da premiação na última terça-feira foram Ivan Gasparoto (criador e proprietário de Dona Bruja, eleita "melhor égua" e "melhor égua adulta"), José Luis Depieri e Pedro Nickel Filho (respectivamente criador/proprietário e treinador de Kononkop, a "melhor potranca de 2 anos").
Confira abaixo os vencedores em cada categoria:
Cavalo do ano - He Runs Away
Potranca de 2 anos - Kononkop
Potro de 2 anos - Le Ken
Potranca de 3 anos - Blue Prize
Potro de 3 anos - He Runs Away
Cavalo adulto - Keane
Velocista - Santillano
Aprendiz - Gustavo Villalba
Milheiro - Le Ken
Fundista - Sixties Song
Reprodutora - Bissfull Song
Reprodutor - Catcher In The Rye
Treinador - Alfredo Gaitan Dassié
Jóquei - Francisco Leandro
Proprietário - Caballeriza Sta. Elena
Criador - Haras Firmamento
Avô materno - Southern Halo
Égua do ano - Dona Bruja