22 fev 2023 | 21:24:01

Jeane, Moreira e potros no Derby: o Brasil na Saudi Cup

Festival de Riyadh concentrará as atenções do turfe internacional, neste final de semana. Brasil será representado por jóquei e joqueta, em torneio de pilotos, e, no “card” do festival, no Saudi Derby (G3).


Jeane Alves estará ao lado de Moreira, Dettori e companhia no torneio da Saudi Cup. 

Imagem: Felipe Rau/Globo Esporte

Nos próximos dias, as atenções do turfe internacional se concentrarão no Hipódromo de Riyadh, na Arábia Saudita. No sábado, será realizada mais uma edição da milionária Saudi Cup. Na sexta-feira véspera, novamente será promovido o Saudi Cup International Jockeys Challenge, que, por sua vez, reunirá alguns dos mais destacados pilotos, mundo afora.

Tanto no festival máximo local, quanto no embate dos pilotos, o Brasil estará representado.

Jeane Alves e João Moreira estarão em meio aos 14 participantes do Saudi Cup International Jockey’s Challenge. O torneio, que contará com nomes como os de Frankie Dettori, Luis Saez e Chantal Sutherland, contemplará 4 das 8 corridas de sexta-feira (clique aqui para conferir a programação).

Primeira joqueta a vencer o GP São Paulo (prova da qual é a atual campeã), Jeane possui histórico bem sucedido em torneios internacionais – a exemplo do Sheikha Fatima Bint Mubarak Ladies World Championship, vencido por ela, em 2014, na Inglaterra. Moreira, por sua vez, retornou há poucos meses para o Brasil e é íntimo dos torneios desse calibre, bem como das suas conquistas (vide o Hong Kong International Jockey’s Championship de 2012).

No dia seguinte, em meio aos momentos mais aguardados da principal jornada do turfe na Arábia Saudita, potros de 3 anos disputarão o Saudi Derby (G3), em 1.600m na areia, com US$ 1,5 milhão de dotação. No lote, uma dupla de representantes da criação nacional: Es-Único (por War Secretary, de criação do Haras San Francesco e propriedade do Stud Crespi) e Loreley (por Kentuckian, de criação do Haras Santa Rita da Serra e propriedade do Haras San Pedro) buscarão o importante êxito. Ambos brilharam em pistas uruguaias e vêm de atuar em Dubai.

Enquanto Es-Único é treinado por Antônio Luis Cintra e será conduzido por João Moreira, Loreley recebe o treinamento de Ricardo Colombo e terá Hector Lazo no comando de suas rédeas. No caminho da dupla, dentre outros, estará, ninguém mais, ninguém menos, que Havnameltedown, um dos mais badalados potros das cocheiras de Bob Baffert, na atualidade.

Já no páreo principal do dia, produtos de 4 e mais anos correrão por uma bolsa de US$ 20 milhões na Saudi Cup (G1), em 1.800m na raia de areia. Atual vencedor do páreo, o norte-americano Emblem Road tentará bisar seu êxito sem, contudo, ser apontado como favorito para tal. Os múltiplos ganhadores de G1, nos Estados Unidos, Taiba e Country Grammer, bem como o japonês Jun Light Bolt, também vencedor de graduação máxima em seu país, são, a princípio, os nomes mais cotados à vitória. Clique aqui para acessar a programação.

 

Mais notícias

Nepal: escalada rumo à liderança da geração

Corredor do Haras Figueira do Lago dominou o Criterium do GP Conde de Herzberg (G2)

História da Arte estreia com vitória na Prova Especial Joaquim da Cunha Bueno

Filha de Hinton Wells pertence ao Stud Magia.

Marcelo Beloch concede entrevista à TV Turfe

Diretor de Turfe do Jockey Club Brasileiro participou do programa Resenha do Turfe.