20 jul 2020 | 23:59:50

Neta de Siphon vence prova de G3 na Inglaterra

Queen Jo Jo venceu o William Hill Summer Fillies’ Stakes (G3).


Queen Jo Jo conquistou a segunda vitória clássica da campanha.

Imagem: Sky Sports

No domingo (19), em York, éguas de 3 e mais anos disputaram o William Hill Summer Fillies’ Stakes (G3), em 1.200m na pista de grama, com bolsa de £ 40 mil. Vitória de Queen Jo Jo, filha de Gregorian e da matriz River Song – esta uma filha do brasileiro Siphon.

Conduzida por Sam James, Queen Jo Jo derrotou Breathtaking Look por pescoço. A ganhadora é treinada por Kevin Ryan e conquistou sua terceira vitória (2ª clássica) em 10 saídas. Trata-se de uma corredora de 4 anos, de criação de Bearstone Stud e propriedade de Roger Peel & Clipper Logistics.

Avô de Queen Jo Jo, Siphon (Itajara e Ebrea, por Kublai Khan) tornou-se líder, em Cidade Jardim, aos 2 anos, depois de vencer grandes prêmios na areia e na grama – incluindo o G1 do GP Juliano Martins de 1994. Despediu-se do Brasil, aos 3 anos, vencendo o GP Presidente Antonio Correa Barbosa (G2). Na Argentina, finalizou em quarto, para Cheerful, no Gran Premio Nacional (G1).

Enviado para os Estados Unidos, Siphon teve sua campanha especializada no dirt e para isso precisou fazer frente às “feras”, de sua época. O icônico Cigar, o vencedor da Breeders’ Cup Sprint (G1) Lit De Justice e o argentino (múltiplo ganhador de G1, entre seu país e Estados Unidos) Gentleman foram apenas alguns dos excelentes cavalos que estiveram pelo caminho de Siphon. Em 1996, venceu a Hollywood Gold Cup (G1). Um ano depois, obteve sua mais importante vitória, no Santa Anita Handicap (G1). Naquela mesma temporada, finalizou em segundo para Sinspiel na Dubai World Cup.

Levado à reprodução, nos Estados Unidos, Siphon tornou-se o primeiro PSI brasileiro, lá radicado, a produzir ganhadores de graduação máxima: Siphonic e I’m The Tiger.

Tendo retornado ao Brasil, pela primeira vez, em 2006 – ano em que serviu sob regime de shuttling – Siphon regressou, em definitivo, para o país natal, em 2010. O semental despareceu em dezembro do ano passado.

Siphon é um dos grandes corredores da história do Haras São José & Expedictus. Em 2018, o website da ABCPCC entrevistou um dos seus titulares, Lineu de Paula Machado. Confira abaixo a entrevista em 2 partes:

Parte 1

Parte 2

Mais notícias

He Runs Away é eleito "cavalo do ano" na Argentina; Francisco Leandro é o melhor jóquei

Crioulo da sessão portenha do Haras Santa Maria de Araras foi o mais votado na categoria principal do Distinciones Carlos Pellegrini; Leandro e outros brasileiros também brilharam na premiação

Troféu Mossoró: No Regrets, o animal do ano do turfe brasileiro

Nome da tríplice coroada carioca restou eleito no momento mais aguardado da premiação realizada neste sábado (5), no Jockey Club Brasileiro.

Especial Leilão da Criação Nacional: Haras Regina

Universal Law: de corredor destacado à promessa na reprodução Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCSP Tradição de tempos passados que se confunde com fortes investimentos em tempos atuais. Talvez essa seja a tônica da atuação de Sergio Luis Coutinho Nogueira, por meio do seu Haras Regina, na indústria turfística nacional. A priori uma farda atuante em leilões de outrem, agora a coudelaria também... [continua ]