20 jul 2020 | 23:59:50

Neta de Siphon vence prova de G3 na Inglaterra

Queen Jo Jo venceu o William Hill Summer Fillies’ Stakes (G3).


Queen Jo Jo conquistou a segunda vitória clássica da campanha.

Imagem: Sky Sports

No domingo (19), em York, éguas de 3 e mais anos disputaram o William Hill Summer Fillies’ Stakes (G3), em 1.200m na pista de grama, com bolsa de £ 40 mil. Vitória de Queen Jo Jo, filha de Gregorian e da matriz River Song – esta uma filha do brasileiro Siphon.

Conduzida por Sam James, Queen Jo Jo derrotou Breathtaking Look por pescoço. A ganhadora é treinada por Kevin Ryan e conquistou sua terceira vitória (2ª clássica) em 10 saídas. Trata-se de uma corredora de 4 anos, de criação de Bearstone Stud e propriedade de Roger Peel & Clipper Logistics.

Avô de Queen Jo Jo, Siphon (Itajara e Ebrea, por Kublai Khan) tornou-se líder, em Cidade Jardim, aos 2 anos, depois de vencer grandes prêmios na areia e na grama – incluindo o G1 do GP Juliano Martins de 1994. Despediu-se do Brasil, aos 3 anos, vencendo o GP Presidente Antonio Correa Barbosa (G2). Na Argentina, finalizou em quarto, para Cheerful, no Gran Premio Nacional (G1).

Enviado para os Estados Unidos, Siphon teve sua campanha especializada no dirt e para isso precisou fazer frente às “feras”, de sua época. O icônico Cigar, o vencedor da Breeders’ Cup Sprint (G1) Lit De Justice e o argentino (múltiplo ganhador de G1, entre seu país e Estados Unidos) Gentleman foram apenas alguns dos excelentes cavalos que estiveram pelo caminho de Siphon. Em 1996, venceu a Hollywood Gold Cup (G1). Um ano depois, obteve sua mais importante vitória, no Santa Anita Handicap (G1). Naquela mesma temporada, finalizou em segundo para Sinspiel na Dubai World Cup.

Levado à reprodução, nos Estados Unidos, Siphon tornou-se o primeiro PSI brasileiro, lá radicado, a produzir ganhadores de graduação máxima: Siphonic e I’m The Tiger.

Tendo retornado ao Brasil, pela primeira vez, em 2006 – ano em que serviu sob regime de shuttling – Siphon regressou, em definitivo, para o país natal, em 2010. O semental despareceu em dezembro do ano passado.

Siphon é um dos grandes corredores da história do Haras São José & Expedictus. Em 2018, o website da ABCPCC entrevistou um dos seus titulares, Lineu de Paula Machado. Confira abaixo a entrevista em 2 partes:

Parte 1

Parte 2

Mais notícias

In Essence: reaparecimento de luxo na Prova Especial Hernani Azevedo Silva

Potranca do Haras Santa Maria de Araras não corria desde setembro do ano passado.

Copa dos Criadores: animais isentos de added e penalidades

Festival será realizado, na Gávea, no próximo dia 4 de agosto. Primeira parcela do added deverá ser paga até sexta-feira (19/7).

GP Paraná 2021: inscrições acontecem na próxima quarta-feira (15/9)

Prova máxima do turfe paranaense (e demais páreos clássicos) serão realizados no sábado do dia 25 de setembro.