02 dez 2020 | 19:42:13

Pedigree & Black Type: os Ganhadores Clássicos no Brasil - 22ª Edição

Nesta edição: Aeromani, Fera do Manno e Najar do Iguassu


Aeromani

Imagem: Gabriel Huth/Diário Popular (Arquivo)

Aeromani – Criação: Ulisses Lignon Carneiro e Agamenon Machado Berni – Propriedade: Agamenon Machado Berni

Grande Prêmio Protetora do Turfe (L) – 2.200m/areia – Produtos de 3 e mais anos – Cristal

Depois de um início chamativo em Pelotas e de uma passagem produtiva pela Gávea, Aeromani retornou ao sul do país para vencer o “Protetora” e marcar a primeira vitória clássica, na reprodução, de Aerosol (Public Purse e Nina Sabella, por Jules), um dos destaques da qualificada geração nascida em 2009.

Em 10 saídas, Aerosol conquistou 4 vitórias. Cavalo genioso, de difícil condução, venceu, em “ato de bravura” – disparando, no início, e depois sacramentando vitória, de ponta a ponta – o Grande Prêmio Brasil (G1). Antes, já havia conquistado o Grande Prêmio Estado do Rio de Janeiro (G1). Vencedor de graduação máxima, portanto, da milha à milha e meia, Aerosol foi levado à reprodução em 2014, sendo que Aeromani compõe a sua primeira geração.

Aerosol

Imagem: João Cotta/Divulgação JCB

A mãe de Aerosol, Glumani (Sulamani), que não venceu, descende de Glucose (Exile King), uma ganhadora do GP Margarida Polak Lara – Taça de Prata (G1). Glucose também produziu o conhecido dos turfistas gaúchos, Gulf Watch, que, em Porto Alegre, conquistou a Copa ABCPCC Regional (L).

A linha materna a partir da qual se originou Aerosol foi incorporada, no Brasil, pela Fazenda e Haras Calunga, com a aquisição da norte-americana Sassy Megan (Sassafras), a quarta mãe de Aeromani.

Inbreedings de Aeromani: Lyphard (5x5). Família 2-h.

Fera do Manno

Imagem: Divulgação JCRS

Fera do Manno – Criação: Stud Itaara – Proprietário: Alberto Tiellet Miorim

Copa ABCPCC Regional (L) – 1.600m/areia – Produtos de 3 anos – Cristal

Um dos destaques da geração 2017, em ação nas pistas de Porto Alegre, Fera do Manno confirmou favoritismo na “ABCPCC Regional”, noutro êxito clássico para Alcorano (Public Purse e Hit Oil, por Roy), que muito embora nascido no Haras Bagé do Sul, cumpriu sua campanha, integralmente, no Uruguai.

Das 6 vitórias obtidas por Alcorano, a principal ocorreu no Gran Premio Pedro Piñeyrúa (URU-G1). O mesmo páreo foi vencido por Don Carrasco, o principal elemento da produção de Alcorano, até aqui. Outro chamariz de sua produção é Full do Jaguarete, múltiplo ganhador clássico, em Cidade Jardim, e que no próximo sábado alinhará no GP Paraná (G3). Menção, ainda, dentre os filhos de Alcorano, para Trancaferro, vencedor do Derby de Las Piedras (L) e que deverá participar do próximo Carnival de Dubai.

A mãe de Alcorano produziu, ainda, Brujo de Olleros, um Wild Event vencedor do próprio “Piñeyrúa”, no país de origem, e que nos Estados Unidos, além de vencer o Hanford Memorial Stakes, veio a finalizar em terceiro, para Goldencents, na Breeders’ Cup Dirt Mile (G1).

Além de Fera do Manno, sua mãe, Twice So Nice (Wild Event), produziu a tríplice coroada, no Cristal, Etê Kaluanã, que, mais recentemente, derrotou os machos no GP Presidente da República (L). Já a segunda mãe do corredor, Ovacionada (Stuka), o múltiplo ganhador clássico, no Uruguai – onde foi, inclusive, Cavalo do Ano, em 2009 – Sing-A-Song, que se destacou, sobremaneira, em virtude da vitória obtida no GP Jose Pedro Ramírez (URU-G1). Além de Sing-A-Song, o stud record de Ovacionada aponta para o nome de By Gone, vencedora do GP Roger Guedon (G3).

Sing-A-Song

Imagem: Campana de Largada

Norte-americana, com apenas 1 saída produzida na Inglaterra, a terceira mãe de Fera do Manno, Grain Lady (Greinton), veio ao Brasil para servir como reprodutora no Haras Pirassununga. Destacou-se por ter dado à luz, dentre outros, Naraingang, ganhador do GP Presidente da República (G1), na Gávea, e do Yaqthan Stakes, em Kentucky Downs, nos Estados Unidos.

Quarta mãe de Fera do Manno, Countless Belvane (Ribot), obteve 2 vitórias, nos Estados Unidos, onde originou Dancers Countess, vencedora do Matchmaker Stakes (G1) e mãe de Paris Prince, por sua vez primeiro colocado no California Derby (G2). Dancers Countess é quarta mãe, ainda, de Floriot, primeira colocada no Premio Lydia Tesio (G1), na Itália.

Inbreedings de Fera do Manno: Mr. Prospector (5x5) e Buckpasser (5x5). Família 5-i.

Najar do Iguassu

Imagem: Felipe Neves/Divulgação JCP

Najar do Iguassu – Criação e Propriedade: Haras Rio Iguassu

Clássico ABCPCC (L) – 1.400m/areia – Produtos de 2 anos – Tarumã

Um dos líderes da geração, em Curitiba, Najar do Iguassu marcou mais um ponto, na esfera clássica, para Kodiak Kowboy (Posse e Kokadrie, por Coronado’s Quest), por sua vez um norte-americano, de 11 vitórias em 23 saídas. Venceu, dentre outros, o Carter Handicap (G1), o Vosburgh Stakes (G1) e a Cigar Mile (G1), recebendo o Eclipse Award de Champion Sprinter, no ano de 2009. Ingressou na reprodução, em 2010, e antes de vir ao Brasil deixou, nos Estados Unidos, o ganhador do Santa Anita Handicap (G1), Melatonin, o ganhador de G3, Shotgun Kowboy e o múltiplo ganhador clássico, em Dubai, Cool Cowboy.

No Brasil, Kodiak Kowboy destaca-se, também, pela ganhadora do GP Diana (G1), Duty do Jaguarete; pelo vencedor do GP Jockey Club Brasileiro (G1), Jackson Pollock; pelo múltiplo ganhador clássico, incluindo o GP Presidente da República (G2) e agora exportado para os Estados Unidos, Eron do Jaguarete; pelo vencedor do GP Jockey Club de São Paulo (G1), Will Myers e pelos arenáticos de alto quilate Full do Jaguarete, Wild Vip, Gogo Boy e Eliz do Jaguarete.

Casual Look

Imagem: Racing Post

Mãe de Najar do Iguassu, Magnificient Lady (Cherokee Run) produziu 4 saídas, nos Estados Unidos, e veio ao Brasil vazia, importada pelo Haras Rio Iguassu. A segunda mãe do corredor, Fashion Editor (Deputy Minister), não correu e produziu os clássicos de G3 e listed, respectivamente, Luxembourg e Simple Divine. Já a terceira mãe de Najar do Iguassu, Fashion Delight (Fappiano), de 4 vitórias, foi stakes winner, colocada em provas de G2 e G1, tendo produzido a Magnificience, primeira colocada em G3.

Na posição de quarta mãe, aparece Charleston Rag (General Assembly), vencedora do Frizette Stakes (G1) e avó, dentre outros, de Casual Look, vencedora do Epsom Oaks (G1).

Inbreedings de Najar do Iguassu: Deputy Minister (4x3), Blushing Groom (5x4) e Mr. Prospector (5x5x5). Família 11-f.

Mais notícias

Debaixo de chuva, Justify brilha no Kentucky Derby (gr.I)

Filho de Scat Daddy confirmou favoritismo na abertura da tríplice coroa norte-americana.

Número 1 do mundo: Jorge Ricardo bate recorde em San Isidro

Com Hope Glory, bridão tornou-se o primeiro jóquei, na história, a vencer 12.845 corridas.

Em vibrante atropelada, Abu Dhabi vence o Derby

Potro adquirido pelo Haras das Estrelas, no Leilão da Criação Nacional ABCPCC 2018, confirmou seu favoritismo no GP Cruzeiro do Sul (G1). Ronaldo Marins Lima emplacou trifeta das suas cocheiras.