15 maio 2022 | 18:16:59

Roxoterra coloca corações e emoções à prova no Grande Prêmio São Paulo (G1)

Num êxito histórico e emocionante, em inúmeros aspectos, defensor do Haras Fazenda Boa Vista consagrou sua campanha na prova máxima do turfe paulista.


Vitória gigante e repleta de emoção: Roxoterra conquista o GP São Paulo 2022

Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCSP

Num resultado que chacoalhou as arquibancadas de Cidade Jardim e fez do Grande Prêmio São Paulo (G1) de 2022 uma das mais emocionantes edições da prova máxima paulista, em todos os tempos, Roxoterra, 4 anos, filho do nacional Gol Tricolor e Artemia (Kalanisi), de criação e propriedade do Haras Fazenda Boa Vista (a mesma farda da tríplice coroada Colina Verde), conquistou a maior vitória de sua campanha e foi o herói máximo do festival paulista.

Sem surpresas, Olympic Linkedin foi quem ditou o ritmo do páreo. Head Office, que tentava o bicampeonato, corria em segundo, com Oberyn buscando o terceiro juntamente de Nautilus. Príncipe Daniel era o quinto, na altura da primeira curva.

Na nona colocação, Roxoterra mantinha-se no centro do pelotão, “nem ao céu nem à terra”: não perdendo os ponteiros de vista e, ao mesmo tempo, sem envolver-se em briga.

Ao final da reta oposta, Head Office passou a descontar a vantagem de Olympic Linkedin. Oberyn e Nautilus aproximaram-se dos dois primeiros colocados. No tiro direto, Head Office girou dominando Olympic Linkedin. Por fora do novo líder surgia Oberyn; rente à cerca interna, era Nautilus quem avançava.

Na altura dos 200 metros finais, quando Head Office tentava vingar na tarefa hercúlea de resistir ao duplo ataque de Oberyn e Nautilus, surgiu, em forte atropelada, Roxoterra. Levantando o público presente ao Jockey Club de São Paulo, Roxoterra veio a superar Oberyn, que detinha a ponta nos últimos 100, por ½ corpo.

Jeane Alves, ao cruzar o espelho no dorso de Roxoterra, foi a primeira joqueta, nos 99 anos de história do Grande Prêmio São Paulo (G1), a lhe conquistar. O feito enorme levou Jeane às lágrimas logo após o disco e, também, fez com que os turfistas explodissem em emoção, em Cidade Jardim: poucas vezes um retorno à repesagem foi tão ovacionado quanto o de Roxoterra.

Além do ótimo segundo lugar de Oberyn, destaque para o não menos brilhante terceiro de Head Office. Don Cambay e Nautilus também agradaram, completando o marcador.

A seguir, Atomic Heights, King Four, Olympic Linkedin, Lorde Vick, He’s Gold, Osprey, Pablito Powder, Olívia do Iguassu e Príncipe Daniel.

Em fevereiro, com o falecimento de seu irmão Eduardo Garcia, Emerson Garcia recebeu aos seus cuidados, dentre outros animais, Roxoterra. Seguindo à risca os ensinamentos deixados pelo vitorioso e querido profissional, aliados à sua enorme capacidade de treinar um PSI, Emerson Garcia conquistou sua primeira vitória no Grande Prêmio São Paulo (G1).

Em 16 corridas, Roxoterra obteve, até aqui, 8 primeiros lugares. Em sua 5ª vitória clássica (obtidas dos 1.800 aos 2.400 metros), percorreu a milha e meia no tempo de 2:25.79, com finais de 23.60 e 11.83.

Mais notícias

EUA: Songbird tem campanha encerrada

Vencedora de dois troféus do Eclipse Awards será inscrita no leilão de novembro da Fasig-Tipton.

Festival da Pegasus Brasil tem inscrições divulgadas

Provas serão disputadas na reunião do domingo, dia 23 de outubro, em Curitiba.

Programa de quarentena e transporte em regimes diferenciados será testado pela OSAF

Animais de alta performance poderão receber tratamento diferenciado em termos de traslados e quarentenas nos países membro da OSAF. Testes serão realizados no Uruguai em abril.