17 jul 2018 | 18:16:23

Rumo ao Japão, Moreira despede-se de Hong Kong com segunda colocação na estatística

Na iminência de se transferir para o turfe japonês, jóquei brasileiro formou a dupla para Zac Purton na estatística de Hong Kong.


Moreira deixa legião de fãs em Hong Kong

Imagem: South China Morning Post

No início da temporada, nenhuma pessoa sã, achava que Zac Purton poderia vencer a imbatível máquina vencedora João Moreira. Mas no domingo (15) o australiano finalmente levou seu segundo campeonato de jóqueis, com o placar de 136 x 134.

Purton mudou-se para Hong Kong em setembro de 2007. O primeiro campeonato foi vencido na temporada de 2013/14, com um marco histórico, quebrando a sequência de 13 temporadas consecutivas, de 2000/01 a 2012/13, de outra lenda das pistas, o sul- africano Douglas Whyte (o único jóquei a chegar a 1.000 vitórias em Hong Kong, e seu recorde de 114 vitórias em 2005/06 ficou como um recorde até João Moreira ultrapassá-lo em 2014/15).

Desde o primeiro campeonato de Purton em 2013-14, João Moreira, passou a dominar, sempre superando seu rival por 50, 88 e 63 vitórias, nas ultimas três temporadas.

Com espetacular performance e total equilíbrio em suas direções, o australiano Zac Purton começou a escrever sua história no esporte dos Reis em Brisbane, capital do estado australiano de Queensland, e foi sensação como aprendiz, vencendo a Premiership local em 2003. Logo depois Purton mudou-se para Sydney, onde foi duas vezes segundo lugar na equilibrada Premiership australiana.

Sem a presença de Moreira, seu maior rival nas pistas dos últimos tempos, a perspectiva de Purton é seguir entre os primeiros na temporada 2018/2019.

“ Quando você está lutando por um campeonato, a pressão está presente todos os dias; Toda vez que você faz um telefonema sobre um cavalo, toda vez que um treinador pede que você monte o cavalo e você tem que tomar uma decisão, é uma pressão interminável, mas tudo terminou bem”, disse Purton.

Já Moreira se despede e passa seus últimos dias em Hong Kong, já que tem tudo acertado e está de malas prontas para iniciar no turfe do Japão. na temporada 2018/2019.

“Esta foi uma decisão muito difícil e quero agradecer a todas as pessoas em Hong Kong. Foram incríveis as cinco temporadas que passei por aqui, mas é hora de seguir em frente”, disse Moreira ao The South China Morning Post.

A temporada de Hong Kong terminou neste domingo e Moreira a partir de agora se concentrará em se preparar para os testes e conseguir obter uma licença japonesa em definitivo.

É difícil para os jóqueis estrangeiros obterem licenças de período definitivo no Japão.

O jóquei francês Christophe Lemaire e o italiano Mirco Demuro são os únicos pilotos estrangeiros que atualmente atuam por lá.

Para obter aprovação para um período temporário é muito mais fácil e Moreira também solicitará uma licença de curto prazo.

Moreira terá que passar por dois testes – um escrito e uma entrevista verbal – para cumprir sua meta de poder fazer do Japão sua nova base de vida e de trabalho.

“Pelo que entendi, é um processo extremamente difícil e eu terei que estar no meu melhor”, disse Moreira.

Desejamos boa sorte ao “The Magic Man”

da Redação

(matéria extraída do website do Jockey Club Brasileiro)

Mais notícias

Reaparecimento de craque: Enable vence o Eclipse Stakes (gr.I)

Sem correr desde novembro do ano passado, corredora da Juddmonte não deu chance aos adversários, em Sandown.

OSAF: validação das provas black type da América do Sul para 2018

Comité Fiscalizador de Calidad de Carreras Clássicas da OSAF reuniu-se no Peru para avaliar promoções, rebaixamentos e advertências das corridas clássicas do continente para o próximo ano.

Ofir e Jeane Alves: dupla certeira no GP Presidente da República (L)

Noutra vitória do Haras Uberlândia na festa do Bento Gonçalves, filho do nacional Tônemaí levantou a “Milha”, em excelente condução da joqueta Jeane Alves.