19 maio 2017 | 22:25:20

Saúde animal: fórum debate a responsabilidade dos proprietários sobre animais aposentados

Em meio à Conferência Panamericana, Fórum Internacional do Cuidado Animal Pós-Competição reuniu-se pela primeira vez em interessante debate


Michael Blowen proferiu discurso emocionante na abertura da conferência

Imagem: IFHA

Durante a II Conferência Panamericana de Turfe, que está sendo realizada em Washington, nos Estados Unidos, o Fórum Internacional do Cuidado Animal Pós-Competição (IFAR) esteve reunido pela primeira vez, no debate de uma mais do que justa, pauta: as iniciativas, métodos e técnicas aplicadas ao redor do mundo para dedicar tratamento digno ao cavalo de corrida, justamente num momento extremamente crítico de sua vida - a aposentadoria das competições.

"A conferência do IFAR apresentou exposições de um precioso fórum de debates, de pessoas relacionadas ao 'pós-competição', provenientes de algumas das mais importantes instituições dedicadas ao cuidado animal pós-competição", afirmou Di Arbuthnot, presidente da IFAR e CEO da "Retraining of Horses", uma ONG cujo escopo é o aproveitamento de animais de corrida, incapacitados para o exercício do esporte, em outras atividades. "Ter o nosso fórum coincidindo com a Conferência Panamericana nos possibilitou compartilhar nossas visões a respeito das melhores práticas em termos de cuidados pós-competição com uma plateia verdadeiramente global, o que é parte de nossa missão", completou. 

Vários tópicos foram abordados ao longo do fórum: alternativas para o animal no "pós-corridas"; o contato entre os cuidados pós-competição, proprietários e profissionais; harmonização das regras impostas aos proprietários de cavalos de corrida; regramentos para os prestadores de cuidados pós-competição etc.

Em sua apresentação em meio à Conferência Panamericana, Di Arbuthnot explanou aos presentes a visão da IFAR sobre o tema na indústria turfística internacional e relembrou à plateia o quão importante são as políticas de cuidados pós-competição para a atividade como um todo.

"Nós todos temos uma responsabilidade compartilhada no que diz respeito ao bem-estar animal, que vai além das pistas. Ao longo do debate sobre o bem-estar animal, como um todo, o foco está na qualidade de vida do animal e no conceito emergente de uma vida relevante. O bem-estar dos cavalos durante suas vidas é um dos maiores problemas que desafiam a indústria turfística. Uma das funções-chave do IFAR é conceder ajuda e suporte por meio do compartilhamento de expertise e boas práticas num patamar global, reconhecendo as diferenças culturais existentes".

O discurso de abertura ontem (18) do IFAR ficou por conta de Michael Blowen, um ex-crítico de cinema do jornal Boston Globe, fundador e presidente do Old Friends - haras cujas instalações são dedicadas a cavalos de corrida aposentados, localizado em Georgetown, no Kentucky. Blowen também se apresentou na Conferência Panamericana. 

"Cavalos têm valor e eu considero sua aposentadoria como algo legítimo. Essa é a sua terceira carreira. Esses cavalos são inestimáveis. O turfe é baseado em competição em todos os níveis: corridas, criação, leilões, dentre outros. Quando esses cavalos vêm para o nosso haras, a competição acabou. Eles nos dizem como querem se tratados. Eu não consigo ser grato o suficiente com vocês por me permitir ter a emoção de uma vida, todos os dias."

A conferência do IFAR foi apresentada pelo The Jockey Club (EUA), patrocinado pela Godolphin e esteve aberto a todas as jurisdições turfísticas, organizações de práticas pós-competição e demais interessados.

Um vídeo da conferência, e uma apresentação em PowerPoint serão, em breve, disponibilizados no site do IFAR internationalracehorseaftercare.com.

Mais notícias

Copa dos Criadores: balizamento

Sorteio foi realizado ao vivo na TV Jockey.

Rainbow Lius emplaca no Clássico Eolo Antonio Arioli

Potro de José Vecchio Filho (filho do nacional Setembro Chove) obteve a 2ª prova da tríplice coroa juvenil. Candidato ao título, Temido Fon foi retirado nos serviços de alinhamento.

Criação: Sum of The Parts cobrirá em Carazinho

Norte-americano, filho de Speightstown, ficará alojado no Haras Santa Tereza do Bom Retiro.