Banner Haras Regina Topo
11 jun 2019 | 16:36:03

EUA: com Northern Afleet no pedigree, Sir Winston vence o Belmont Stakes (gr.I)

Guarana, da Three Chimneys, permanece invicta após vitória no Acorn Stakes (gr.I).

Sir Winston encerrou a tríplice coroa.

Imagem: HorseRacingNation.com

A tríplice coroa norte-americana de 2019, que começou tumultuada, com o Kentucky Derby mais polêmico da história, chegou ao fim no último sábado (8), em Belmont Park. Nos respectivos hipódromo e data, produtos de 3 anos disputaram o Belmont Stakes (gr.I), em 2.400m na pista de areia, com dotação de US$ 1,5 milhão, que revelou a vitória de Sir Winston, filho de Awesome Again e La Gran Bailadora – esta sendo filha de Afleet Alex e este, por sua vez, descendente direto do nosso conhecido Northern Afleet.

Com Joel Rosario “up”, Sir Winston derrotou o tordilho Tacitus (Tapit) por 1 corpo. Joevia, um filho de Shanghai Bobby, foi o terceiro colocado. War of Will, que vinha de vencer o Preakness Stakes (gr.I), foi apenas o nono colocado.

Treinado por Mark Casse (também treinador do já mencionado War of Will, levou, portanto, duas das três provas da tríplice coroa), Sir Winston obteve a terceira vitória em 10 saídas. Tempo de 2:28.30 para a milha e meia.

Outro resultado que chamou atenção dos brasileiros, na jornada, foi a fácil vitória obtida por Guarana, filha de Ghostzapper e Magical World (Distorted Humor), de criação e propriedade da Three Chimneys Farm (de Gonçalo Torrealba), no Acorn Stakes (gr.I), em 1.600m na areia, para potrancas de 3 anos, com bolsa de US$ 700 mil.

Conduzida por Jose Ortiz, Guarana deixou a vencedora do Kentucky Oaks (gr.I), Serengeti Empress (Alternation) a 6 corpos, na formação da dupla. Jeltrin (Tapizar) foi a terceira.

O treinador de Guarana, Chad Brown, iniciou sua carreira como assistente de Robert Frankel, que por sua vez treinava o pai da corredora, Ghostzapper – a quem Frankel reputava como um dos melhores de seus pupilos, em todos os tempos. Após o páreo, Brown declarou aos repórteres presentes ao hipódromo nova-iorquino que a corredora em muito lhe lembrava... O próprio Ghostzapper.

Invicta em duas saídas, Guarana percorreu a milha no tempo de 1:33.58.

Mais notícias

Relação de reprodutores e coberturas, no Brasil, em 2018, é divulgada.

Dentre 139 garanhões em atividade no Brasil, o reprodutor japonês Hat Trick foi quem mais padreou matrizes, no ano passado: 96 reprodutoras. Drosselmeyer e Tiger Heart compõem o grupo dos garanhões 3 com maior número de serviços, em 2018.

Ler na íntegra

Here Comes When fez valer a experiência no Sussex Stakes (gr.I)

Entre os fundistas na Goodwood Cup (gr.I), melhor para Stradivarius.

Ler na íntegra

First Amour vence aos esbarros em Curitiba

Arenático do Haras Rio Iguassu conquistou fácil vitória na Prova Especial Paulo Afonso Alves de Camargo.

Ler na íntegra