18 fev 2022 | 21:44:57

EUA: Jockey Club extingue regra de limite de coberturas por garanhão

Norma instituída em 2020 será removida da regra 14C do Regulamento Geral do U. S. Jockey Club.


Objeto de grande controvérsia desde os debates que antecederam sua implementação, em 2020, a regra do Jockey Club (Estados Unidos) que previa limite de cobertura de 140 éguas por garanhão (aplicável aos reprodutores nascidos a partir de 2020) será removida do Regulamento Geral da entidade.

O texto da regra 14C, que trazia a referida limitação, será alterado na atualização de 2022 do Regulamento Geral.

A polêmica regra instituída em 2020 atendia à intenção do Jockey Club combater, de alguma forma, a redução na diversidade genética do plantel PSI norte-americano – que haveria sido relacionada, num estudo, à concentração de coberturas para garanhões com mais de 100 serviços por temporada, desde meados da década de 1990.

Em 2019, um levantamento do Jockey Club indicou que quase 1/3 das matrizes ativas do país (27%) foram padradas, na respectiva temporada de monta, por garanhões com mais de 140 coberturas, no ano.

A alteração normativa levada a cabo pelo Jockey Club foi severamente debatida e, principalmente, combatida, após a sua edição. Houve, inclusive, o ajuizamento de uma ação movida por Ashford Stud, Spendtrhift Farm e Three Chimneys, buscando a declaração de ilegalidade da referida mudança.

A atualização do Regulamento Geral do Jockey Club deverá ocorrer ainda no primeiro semestre de 2022.

Mais notícias

King Four demonstra sobras na Prova Especial Clackson

Potro do Stud Angel voltou a produzir atuação acima da média, na raia de areia.

Despedidas em 2021: conteúdos sobre o adeus de Alex Mota e Altair Domingos

Dois dos mais talentosos jóqueis brasileiros das últimas décadas foram temas de matérias e homenagens, ao passo que tiveram suas aposentadorias informadas ao grande público.

Inglaterra: Rhododendron bate os machos no Lockinge Stakes (gr.I)

Corredora da Coolmore conquistou importante vitória em Newbury.