09 dez 2020 | 22:12:04

Pedigree & Black Type: os Ganhadores Clássicos no Brasil - 23ª Edição

Nesta edição: Nantucket, Tácio e Texport.


Nantucket

Imagem: Porfírio Menezes/O Favorito Turfe

Nantucket – Criação: Stud Chesapeake – Propriedade: Stud Mikael

Copa Velocidade ABCPCC Mario Belmonte Moglia (G3) – 1.000m/grama – Produtos de 2 e mais anos – Cidade Jardim

Grande Prêmio Presidente Marcio Correa de Toledo (G3) – 1.000m/grama – Produtos de 3 e mais anos – Cidade Jardim

“Do Oiapoque ao Chuí”, Nantucket foi um dos mais constantes e bem sucedidos velocistas do país, em 2020, colocando em relevo o nome de Tiger Heart (Scatmandu e No Small Miracle, por Silver Deputy). Norte-americano nascido em 2011, Tiger Heart obteve 4 vitórias em 13 saídas. Além dos 4 allowances (entre Kentucky e Nova York) que compuseram seu rol de êxitos, foi segundo colocado no Vosburgh Stakes (G1) e no Frank J. De Francis Memorial S. (G1).

Tiger Heart, que não chegou a cobrir, nos Estados Unidos, desembarcou no Brasil, no ano de 2007 – mesma temporada na qual cumpriu sua primeira temporada de monta. Desde então, firmou-se como um dos mais prolíficos produtores “de velocidade” da criação brasileira, contando com filhos vitoriosos em algumas das principais “pencas” do país, bem como em todas as maiores corridas de velocidade dos hipódromos oficiais.

Ganhador do GP ABCPCC (G1), Berlino di Tiger, um Tiger Heart, foi o primeiro brasileiro a vencer prova graduada no quilômetro, nos Estados Unidos – o Turf Sprint Stakes (G3). Perbene (emplacou o double GGPP ABCPCC (G1) e GP Major Suckow (G1)) e Schweinsteiger, mais um vencedor do Quilômetro Internacional Paulista, são seus outros vencedores de graduação máxima. Como avô materno, Tiger Heart consta no pedigree da múltipla ganhadora clássica Surprising – filha da também black type winner, Licca-Chan.

Met Blade

Imagem: Revista Turf & Fomento

Nantucket é o primeiro produto de Hyannis (Setembro Chove), de 8 vitórias em 16 saídas. Clássica de G2, G3 e listed, entre as raias de areia e grama, Hyannis descende de outra filha de garanhão nacional: All Right Now (Romarin), que não correu e tem em Hyannis sua única filha, na reprodução. A terceira mãe de Nantucket é Vem Querida (Purple Mountain), por sua vez avó materna de Dany di Runner (ganhadora de listed), Blue di Job (clássico de listed) e Adrya di Job (clássica de G1 e black type producer).

A quinta mãe de Nantucket é Damascus Blade (Tumble Lark), de quem descende, diretamente, a excepcional Met Blade (Restless Jet), líder de geração, múltipla ganhadora de G1 e uma das matrizes fundamentais da criação Rosa do Sul.

Inbreedings de Nantucket: Mr. Prospector (5x4) e Raise A Native (5x5). Família 16-h.

Tácio – Criação: Haras Santarém – Propriedade: Stud Scudeller

Tácio

Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCSP

Grande Prêmio Proclamação da República (G2) – 1.000m/grama – Produtos de 3 e mais anos – Cidade

Sempre presente – e disputando os primeiros postos – das principais provas de velocidade de Cidade Jardim, Tácio é mais um ganhador clássico de Pioneering (Mr. Prospector e Terlingua, por Secretariat), que foi à raia por 6 vezes, nos Estados Unidos, obtendo 2 vitórias, em provas de chamada comum. Para seu ingresso na reprodução, o crioulo da Overbrook Farm apresentava como principal credencial – em detrimento da campanha de pouco destaque – sua filiação: trata-se de um irmão materno do fundamental Storm Cat. Ademais, a avó, Crimson Saint, havia produzido, além de Terlingua, o nosso – muito bem – conhecido Royal Academy.

Nos Estados Unidos, Pioneering destacou-se enquanto pai da ganhadora de G1, Behaving Badly, e avô materno do bom velocista Conquest Two Step. Vindo para o Brasil ao final da primeira década deste século, teve, logo em sua primeira geração, o ótimo Farrier, vitorioso, além da Taça de Prata (G1), no GP Conde de Herzberg (G2), que marcou a única derrota de Bal A Bali, antes de sua exportação. Meu Chuck e Emperor Cat figuram como seus outros dois produtos vencedores de graduação máxima, no Brasil.

Fashion Dancer com Misty Moon ao pé

Imagem: Haras São José & Expedictus

Lukinha (Vettori), a mãe de Tácio, conquistou 2 vitórias, em Cidade Jardim. Tácio é seu primeiro produto e o único corrido, até aqui. Lukinha descende de Vyatka (Lucence), uma das melhores representantes da inesquecível Letra V do Haras São José & Expedictus. Além do GP Zélia Gonzaga Peixoto de Castro (G1), Vyatka também venceu o Grande Prêmio OSAF (G1), na Gávea. Terceira mãe de Tácio, Oversight (Baronius) é caso de versátil produção: tanto figura como avó materna do velocista, ganhador de G3, Varadouro, quanto gerou o “Rei da Raia Paulista”, Overkill.

Na posição de quarta mãe de Tácio, aparece Fashion Dancer (Dancer’s Image), uma norte-americana, importada pela Família Paula Machado, na década de 1970. É ela a mãe de Misty Moon (Baronius), por sua vez protagonista de um feito único, na história do turfe mundial: o de ter produzido 2 tríplices coroadas, quais tenham sido as excepcionais Virgnie e Be Fair.

Inbreedings de Tácio: Mr. Prospector (2x4), Nasrullah (5x5) e Nijinsky (5x5). Família 8-g.

Texport

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Texport – Criação: Roberto Belina – Propriedade: Haras Cariri Pe/Stud Sampaio

Grande Prêmio Cordeiro da Graça (G2) – 1.000m/grama – Produtos de 3 e mais anos – Gávea

Clássico São Francisco Xavier (L) – 1.000m/grama – Produtos de 3 e mais anos – Gávea

Velocista “do momento”, no turfe carioca, Texport é filho de Tiger Heart – cujos pedigree, campanha e produção foram abordados acima.

Genitora de Texport, Discreet Fun (Discreet Cat) não correu. Importada dos Estados Unidos, por Roberto Belina, em 2010, já havia produzido, antes de Texport, Rio Amazonas, vencedor de listed, em Curitiba. A segunda mãe do corredor, Midsummer Fun (Gone West), também deu à luz a stakes winner e invicta em 3 saídas, Cajun Conoseir.

Johar

Imagem: Breeders' Cup

A terceira mãe de Texport é a excelente Windsharp (Lear Fan), de 11 vitórias, incluindo o Beverly Hills Handicap (G1) e o San Luis Rey Stakes (G1). Seus dois primeiros produtos foram, a exemplo da mãe, vencedores de graduação máxima: o vencedor da Breeders’ Cup Turf (G1), Johar, e a vencedora do Del Mar Oaks (G1), Dessert.

Menção especial, no pedigree de Texport, ainda, para sua sexta mãe: Fun House, vencedora do Del Mar Oaks em período anterior à instituição das pattern races, e que gerou Court Ruling (ganhador do Hollywood Invitational Turf H (G1)), bem como o chefe de raça, na Argentina, Good Manners.

Inbreedings de Texport: Storm Cat (3x4), Mr. Prospector (5x4), Secretariat (5x5) e Raise A Native (5x5). Família 5-j.


por Victor Corrêa

Mais notícias

Zezé Corredor confirma favoritismo no Clássico Adil (L)

Fundista de Marcelo Catunda Parente Filho venceu o primeiro clássico do domingo máximo do turfe paulista (L).

Feminine rende nova vitória ao Araras na Prova Especial Tirolesa

Após êxitos de Faciful e Festa Pronta, filha de Wild Event rendeu nova vitória à criação Araras.

Despedidas em 2021: conteúdos sobre o adeus de Alex Mota e Altair Domingos

Dois dos mais talentosos jóqueis brasileiros das últimas décadas foram temas de matérias e homenagens, ao passo que tiveram suas aposentadorias informadas ao grande público.