19 set 2019 | 18:28:59

Pinatubo, a nova sensação do turfe europeu

Potro da Godolphin é considerado como um dos 2 anos mais brilhantes das últimas temporadas.


Pinatubo venceu o G1 por 9 corpos.

Imagem: Patrick McCann/Racing Post

As fortes chuvas que cobriram o hipódromo de Curragh, no último final de semana, não ofuscaram o brilho da nova joia do turfe europeu. O potro Pinatubo, da Godolphin, deu um show no Vincent O'Brien National Stakes (gr.I), despontando como o líder da geração 2017, no “Velho Continente”.

Como William Buick “up”, Pinatubo não deu qualquer chance aos seus adversários. Ao receber a partida, na altura dos últimos 300 metros, o castanho disparou à frente dos oponentes, demonstrando poderosa aceleração.

Armory, um Galileo vencedor do Futurity Stakes (gr.II), formou a dupla a longínquos 9 corpos. Arizona (por No Nay Never), que havia vencido o Coventry Stakes (gr.II), no Royal Ascot, foi o terceiro colocado.

Pinatubo é treinado por Charlie Appleby e agora soma 5 vitórias num número idêntico de saídas. Seu êxito no Vintage Stakes (gr.II), também marcado pela facilidade com a qual foi alcançada, já delineava sua condição de possível líder, entre os mais novos. O Chesham Stakes (L) é outra vitória black type em seu retrospecto.

O pai de Pinatubo, Shamardal (Giant’s Causeway), tal qual seu ilustre filho, foi líder, aos 2 anos, na Europa. Atualmente serve na Irlanda, para a Darley, figurando como garanhão privativo da coudelaria – sem coberturas precificadas ou livremente adquiridas, no mercado. Já Lava Flow (Dalakhani) e Mount Elbrus (Barathea), respectivamente primeira e segunda mães de Pinatubo, venceram listed races.

Mais notícias

Em final de emoção, Delray Beach supera Ternura de Birigui

Líder conquistou o GP Pres. José Antonio Pamplona de Andrade (gr.III) para Adolpho Smith de Vascondellos.

No Ar, a inspiração da volta por cima

Reconhecido por turfistas de todo o Brasil como um dos melhores treinadores do país, Márcio Ferreira Gusso comemorou, na última semana, o seu quarto Grande Prêmio Paraná. Mais do que o gosto do “tetra”, porém, a conquista teve sabor de superação.

No auge dos 7 anos, Sweet Nana vence mais uma prova especial

Defensora do Stud Hulk atropelou com sucesso na Prova Especial Gustavo Philadelpho Azevedo.